29/07/2013

Vale a Pena Relembrar: O rei do Gado - Rafaella Berdinazzi (1996)

Google Imagens
A novela “O Rei do Gado”, foi exibida pela Globo, às 20h, em 1996. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, com a colaboração de suas filhas Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, e dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Teve 209 capítulos. A primeira fase se passava durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 1940. No interior de São Paulo, as famílias Berdinazzi e Mezenga têm uma rixa por causa de terras.
Ocorre que os filhos das duas famílias, Giovanna Berdinazzi (Letícia Spiller) e Henrique Mezenga (Leonardo Brício), se apaixonam, indo contra a briga de seus pais, Giuseppe (Tarcísio Meira), casado com Marieta (Eva Wilma) e Antonio (Antônio Fagundes), casado com Nena (Vera Fischer).
Giovanna e Henrique se casam e têm um único filho, o qual passa a se chamar Bruno, em homenagem a um irmão de Giovanna, que morreu na guerra e que era muito amigo de Henrique, apesar da inimizade entre as famílias.
A segunda fase se passa na época da exibição da novela, em 1996, e mostra Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) como um bem-sucedido fazendeiro, conhecido como Rei do Gado, por possuir um grande rebanho. Seu fiel companheiro era Zé do Araguaia (Stênio Garcia).
Anos depois, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes), filho de Enrico e Giovanna, torna-se um rico fazendeiro, conhecido como Rei do Gado. Ele sabe a história das famílias, mas renega o fato de ser um Berdinazzi. Bruno e Jeremias, apesar de serem parentes, continuavam se odiando.
Mesmo sabendo da existência do sobrinho, Jeremias Berdinazzi (Raul Cortez) recusa qualquer aproximação, por ainda nutrir muito ódio por qualquer descendente dos Mezenga.
O grande sonho do fazendeiro é encontrar a sobrinha Marieta, filha de seu irmão, Giácomo Guilherme.As vidas de Bruno e Jeremias se cruzam com a chegada de Luana (Patrícia Pillar), uma bóia-fria que se apaixona pelo Rei do Gado, e 
Rafaela (Glória Pires), que se apresenta a Jeremias como Marieta, mas é, na verdade, neta de Bruno Berdinazzi, o pracinha que antes de morrer na guerra teve um filho com uma italiana. Ao final da trama, é revelado que Luana é a verdadeira sobrinha desaparecida de Jeremias.

Bruno era um homem de hábitos simples, para quem a riqueza é apenas algo a mais, ele vive um casamento infeliz com Léia (Silvia Pfeifer) e tem dois filhos, Marcos (Fábio Assunção) e Lia (Lavínia Vlasak). Ao descobrir a traição de Léia com o motorista Ralf (Oscar Magrini), Bruno se separa dela.
Ao ter que resolver o problema da ocupação de uma de suas fazendas, a de Pereira Barreto, por um grupo de sem-terras liderados por Regino (Jackson Antunes) e sua mulher, Jacira (Ana Beatriz Nogueira), Bruno conhece a arredia bóia-fria Luana (Patrícia Pillar).

Os dois se apaixonam, sem saber que na verdade são primos, e ele começa a encontrar a felicidade, só que ainda terá de enfrentar um dos tios, o velho Geremias Berdinazzi (Raul Cortez), conhecido como Rei do Café e do Leite em Guaxupé Minas Gerais, já que os dois manifestam intenção de comprar as terras que pertenceram a ambas as famílias no passado.
Mesmo tanto tempo depois, a rixa entre os Berdinazzi e os Mezenga continua. Aliás, foi um dos melhores trabalhos de Raul Cortez na televisão. Ele vivia às turras com Judite (Walderez de
Barros). O casal foi responsável pelas melhores cenas de toda a novela.

A bóia-fria Luana, que vivia no acampamento dos sem-terra era na verdade Marieta Berdinazzi, a única sobrinha viva de Geremias, mas que há muito tempo estava desaparecida. Como não tinha herdeiro, a fortuna de Geremias sempre foi alvo fácil de especulações. Mas surgiu Luana e ocupou o que lhe era de direito.
Geremias ainda acabou encontrando um outro sobrinho na Itália, o jovem Giuseppe (Emílio Orciollo Neto) que retornou ao Brasil e herdou a herança do fazendeiro junto de Luana. Aparício (Almir Sater) e Zé Bento (Sérgio Reis) são dois cantores apaixonados pelo sertão que decidem se juntar para formar uma dupla sertaneja, daí nasce Pirilampo e Saracura.
A filha de Bruno, Lia, uma jovem meiga e doce, se apaixona por Pirilampo e contra a vontade da família, vai embora com ele pela estrada para viver seu amor dentro de um ônibus seguindo de cidade em cidade.

Já o filho de Bruno, o rebelde Marcos, era um jovem que não se preocupava com o amanhã, se envolve com a filha do senador Roberto Caxias (Carlos Vereza) e a ilude a ponto de a abandonar grávida. Um golpe duro demais para uma menina sonhadora que ainda tinha que conviver com a falta de atenção do pai, que só tinha cabeça para sua fixação na luta dos sem-terra.
A paisagem bucólicas do Araguaia, onde ficava uma da fazendas de Bruno Mezenga, marcaram a trama. A região é formada por ecossistemas típicos do Pantanal, da Floresta Amazônica e do Cerrado, abrigando extensa diversidade de flora e fauna. Este é o universo típico de Benedito Ruy Barbosa.

O REI DO GADO
Um dos grandes sucessos de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Luís Fernando Carvalho, a trama foi exibida de 17 de junho de 1996 a 15 de fevereiro de 1997.
A história iniciava na década de 1940, contando a saga das famílias Mezenga e Berdinazzi, descendentes de italianos que viviam em conflito. Mas o ódio entre os pais não foi suficiente para frear a paixão entre Enrico Mezenga (Leonardo Brício) e Giovanna Berdinazzi (Letícia Spiller), que se encontravam às escondidas em meio aos pés de café do interior de São Paulo.
Os inimigos mortais Antonio Mezenga (Antônio Fagundes) e Giuseppe Berdinazzi (Tarcísio Meira)
Disposto a tudo para viver seu amor, o casal decide fugir. Enquanto isso, o patriarca Giuseppe Berdinazzi (Tarcísio Meira) acaba enlouquecendo ao perder o filho, Bruno (Marcello Antony), na Segunda Guerra Mundial. Em uma das cenas mais emocionantes da trama, Giuseppe enterra a medalha do filho, acreditando que assim ele nasceria novamente. Enrico e Giovanna: um amor proibido em meio ao ódio entre as famílias.

CURIOSIDADES- As imagens reais da Segunda Guerra Mundial ajudaram a retratar o drama vivido por Bruno, vivido pelo então estreante Marcello Antony.- A polêmica em torno da reforma agrária marcou a segunda fase da trama.
Nas figuras doSenador Caxias (Carlos Vereza) e do sem-terra Regino (Jackson Antunes), o público viu o retrato da realidade brasileira, que na época vivia o auge das disputas territoriais. Pouco antes da estréia da novela, houve o massacre de Eldorado dos Carajás, onde 19 integrantes do MST morreram.

- Em uma das cenas memoráveis, o Senador Caxias discursava para um plenário vazio, o que causou polêmica entre os parlamentares brasileiros, que acusavam a novela de não retratar os políticos com fidelidade.- As cenas do velório do Senador Caxias contaram com a presença de Eduardo Suplicy e Benedita da Silva.

- A trilha sonora da novela foi um grande sucesso de vendas. O segundo volume da trilha contava apenas com músicas sertanejas, muitas delas interpretadas por Almir Sater e Sérgio Reis, que viviam os violeiros Pirilampo e Saracura. Já o primeiro álbum entrou para a história como um dos mais vendidos da história, cerca de 1,5 milhão de cópias, superando a trilha de Dancin’ Days.

ELENCO

Antonio Fagundes--------------------------------------------Bruno Mezenga Berdinazzi /Antonio Mezenga
Glória Pires--------------------------------------------------------------------"Marieta" Rafaela Berdinazzi
Patricia Pillar--------------------------------------------------------------------"Luana" Marieta Berdinazzi
Letícia Speiller ------------------------------------------------------------------------Giovanna Berdinazzi
Leonardo Brício----------------------------------------------------------------------------Enrico Mezenga
Claudio Corrêa e Castro---------------------------------------------------------------Bepo (dono do bar)
Fábio Assunção--------------------------------------------------------------------------Marcos Mezenga
Stênio Garcia-------------------------------------------------------------------------------Zé do Araguaia
Beth Mendes--------------------------------------------------------------------------------------Donana
Silvia Pfeifer----------------------------------------------------------------------------------------------Léia
Jackson Antunes------------------------------------------------------------------------------------Regino
Ana Beatriz Nogueira---------------------------------------------------------------------------------Jacira
Walderez de Barros----------------------------------------------------------------------------------Judite
Ana Rosa --------------------------------------------------------------------------------Rosa Maria Caxis
Sergio Reis--------------------------------------------------------------------------------Betão "Saracura"
Almir Sater---------------------------------------------------------------------------- Aparício "Pirilampo"
Jairo Mattos-------------------------------------------------------------------------------------Dr. Fausto
Rogério Marcico-----------------------------------------------------------------------------------Olegário
Oscar Magrini------------------------------------------------------------------------------------------Ralf
Iara Jamara---------------------------------------------------------------------------Lurdinha Chica Xavier
Luciana Vendrahini----------------------------------------------------------------------------------Marita
Maria Helena Pader----------------------------------------------------------------------Júlia Amilton Monteiro
Paulo Coronato--------------------------------------------------------------------------------------Dimas

APRESENTANDO

Marcelo Antony---------------------------------------------------------------------------Bruno Berdinazzi
Mariana Lima ---------------------------------------------------------------------------------Liliana Caxis
Lavinia Vlasak---------------------------------------------------------------------------------Lia Mezenga
Caco Ciocler----------------------------------------------------------------------------------Germias Berdinazzi
Manoel Boucinhas-----------------------------------------------------------------------Giácomo Berdinazzi
Tarcísio Meira---------------------------------------------------------------------------Guiseppe Berdinazzi
Eva Wilma-------------------------------------------------------------------------------Marieta Berdinazzi

ATORES CONVIDADOS

Raul Cortez----------------------------------------------------------------------------Geremias Berdinazzi
Carlos Vereza---------------------------------------------------------------------Roberto Caxis - Senado
Vera Fischer--------------------------------------------------------------------------------Nena Mezenga

ELENCO DE APOIO

Osmar di Pieri | Oscar Maroni | Henrique Lisaboa | Emilio Fontana | Luiz Carlos Rossi | Zé Luiz Pinho | Mii Saki Yamay | Guilhermo Dominiciano | Tanah Correa | Luiz Bacelli | Eraldo Rizzo | Sérgio Mileto | Marcelo Decáriae | Léila López | Suzana Tadeu de Pitetro | Marcelo Galdino | Mara Carvalho | Pedro Gabriel.

Fontes: Teledramaturgia Brasileira, Wikipédia e Memória Globo
Texto de: TV Folhetim

3 comentários:

Juh disse...

Ótimo resumo. Porém acho que erraram em escolher o Emílio Orciollo Neto como sobrinho de Geremias, pois deveria ser um ator mais ou menos da idade de Antônio Fagundes, já que o filho de Bruno e o de Geovana nasceram mais ou menos na mesma época.

Ana Paula Pakulski disse...

Ele não era o filho do Bruno mais sim o neto... Se não me engano

Unknown disse...

Só não entendi se o personagem do Emílio Orcíolo é irmão da Rafaela??